07/08/2021 - HOMENAGEM AO REGENTE FLORESTAL SCHIAPPA DE AZEVEDO (Facebook Município do Porto Santo)

Hoje, no Pico Castelo, no Porto Santo foi efetuada uma homenagem ao regente florestal Schiappa de Azevedo, pelo importante e notável trabalho de arborização efetuado ao longo das primeiras décadas do séc. XX, com destaque para a mancha verde existente no referido Pico.

Schiappa de Azevedo foi responsável pelos primeiros trabalhos de reflorestação no Porto Santo, que se encontrava desprovido de um coberto florestal, tentando rearborizar a ilha com plantações nos Picos Branco, Juliana, Facho e Gandaia e no cume do Pico Castelo.

O sucesso obtido neste último Pico, deveu-se ao árduo e persistente trabalho de armar o terreno e constituir muretes em pedra, para suporte e sustentação da pouca terra que existia na encosta, obtendo assim o solo e condições para plantar árvores, com destaque para o cedro Cupressus macrocarpa e o pinheiro-insigne Pinus radiata.

Após a sua morte em 1926, foi continuada a arborização da parte alta do Pico Castelo utilizando a metodologia de plantação por si desenvolvida.

 

 HOMENAGEM AO REGENTE FLORESTAL SCHIAPPA DE AZEVEDO1  HOMENAGEM AO REGENTE FLORESTAL SCHIAPPA DE AZEVEDO2 HOMENAGEM AO REGENTE FLORESTAL SCHIAPPA DE AZEVEDO3 
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.